DO LÍTIO AO LITÍGIO

Fui surpreendído pela reportagem sobre a descoberta da poderosa reserva mineral em sub-solo afegão. Não sei se fico felíz, em ver a possibilidade de um país pobre ter finalmente sua chance de ingressar no mundo de capitalizações, ou se fico tríste com as "tenebrosas" possibilidades opostas que possam ocorrer.
A China já "cresceu" os olhos em cima da perspectíva. Os próprios americanos que há nove anos ocupam o país, devem estar sentindo o mesmo, e as diferêntes composições tribais já ameaçam discutir o assunto entre sí.
Segundo a reportagem, que menciona até a possibilidade do Afeganistão se tornar a "Arábia Saudíta" do "Lítio", um mineral muito necessário (olhem só) para a fabricação de baterías de lap-tops, celulares, etc, enfim, tudo o que a indústria moderna da "T.I" mais precisa no momento.
Acredito que uma descoberta desta, supere até mesmo as novas jazídas petrolíferas, já que estão em alta no mercado, e o petróleo ainda em baixa.
Parece que Alá abençoôu esse povo tão sofrído, e de vivência em território tão desolado. A questão agora é. Será que isso é uma bênção? Ou os homens transformarão em mais um motívo de disputa em uma região particularmente explosíva do planeta?
Talvez enquanto durar essa copa do mundo, as pessoas não tenham tanto interesse nos desdobramentos dessa história que acaba de começar, e em terras distantes.
Tempo que com certeza, será muito bem aproveitado pelos "tubarões", "coyotes", e outros predadores, acostumados a articular seus planos, atrás dos panos do espetáculo, ou seja, nos obscuros "bastidores do poder".
Só para dar uma "cutucadinha"... "Se isso tivesse ocorrído no Irã, com certeza ALGUÉM (não sei quem) já devería estar sendo considerado o responsável pela descoberta.
Tipo!!!!! Chutei uma pedra, que foi bater no capacete de um soldado americano, que por sua vez, levou o "objeto" para a base, e após análise, se verificou o tipo de minério.
Depois disso então, Moisés ficaría enciumado, pela pequenês de suas "obras".

Mas parabéns ao povo afegão, e que utilizem com sabedoría essa dádiva de Alá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIJOLO ECOLÓGICO - PROBLEMAS COM UMIDADE NA CONFECÇÃO

BUCETÓPOLIS

COELHOS NA PISCINA