BRASIL????, SÓ AMANHÃ

- Já vou....-pode ficar sossegado que amanhã vai estar pronto! ... Estamos providenciando ...- Tô indo! Essas e outras frases irritantes que costumamos ouvir sempre que necessitamos de algo ou de alguém para alguma providência imediata me faz imaginar a dificuldade do povo brasileiro em seguir um mínimo de conduta de responsabilidade. É desanimador.  Começando pelos serviços, tanto públicos como privados. Se não há uma necessidade do prestador em atuar de imediato, então lá vamos nós ouvir essas pérolas desgastadas pelo uso demasiadamente constante.  Não é uma prerrogativa nossa a pontualidade, o interesse, a prestação.  Tudo se resume numa gigantesca roda de postergações e desvios de responsabilidades. A resposta imediata não existe, talvez, no máximo, e depois de um longo tempo alguma coisa sobre - "procure teus direitos"  e fim!

Considerando a maravilhosa e, de certa forma, incentivadora morosidade da nossa justiça, já se dá como explicada essa situação.  Sempre que participo de reuniões marcadas fico em estado crítico. Sempre tenho que esperar os "distintos/as"  que chegam depois de meia hora ou até nem chegam e nem se comunicam. É só reparar em quantas reuniões você que costuma ser pontual, tem de esperar pelos outros.

Fico só imaginando o Brasil comandando uma operação complicada como a "overlord"  que desembarcou nas costas da Normandia milhares de homens e equipamentos para dar início ao famoso dia D na segunda guerra mundial.  E olhem que mesmo com todas as providências nos mínimos detalhes ainda houve imprevistos gigantescos. A começar pelo clima que fechou todas as possibilidades no dia marcado e tudo teve que ser adiado para o dia seguinte.

Fossem os brasileiros e hoje estaríamos todos falando a velha língua germânica!

O que mais me irrita nessas coisas é o fato das pessoas considerarem tudo isso normal. Quase uma cultura do nosso povo. Até nas construções pode se observar o quanto desperdiçamos tempo e dinheiro. Ao contrário de outros países sérios onde se levam 6 meses de planejamento para 1 mês de operações, aqui é o contrário. Levamos 1 mês de planejamento para 6 ou mais de operacionalização. É nesse tempo em que os tais "imprevistos" são concertados ou "gambiarizados" levando os custos às estrelas.

Na questão privada já é assim, imaginem nas esferas públicas então. Todos os candidatos fazem suas promessas..ops...a palavra agora mudou para  "propostas".  Só que não as cumprem pois cumprir propostas não precisa, ou então as enrolam.  E é nesse rolando e enrolando que segue nossa nação rumo ao futuro que nunca chega. Países que entraram em crises graves e profundas na Europa ou nos EUA já começam a superar seus problemas enquanto que nós brasileiros com todos os benefícios que já temos e mais os que ganhamos quando o mundo submergiu e ficamos ilhados sozinhos  nas possibilidades de crescimento sem concorrência afundamos agora na lama mais uma vez.

Não aproveitamos o momento para reconstruir nossa já capenga infraestrutura, não melhoramos nossa educação, não reestruturamos nossa saúde, não nos preocupamos em cuidar da nossa segurança, enfim, deixamos tudo para depois. Nosso parque energético, nossas reservas, nossa ética e nossa moral foram corrompidas diante das realidades que caíram aos nossos pés.  Pois é!  Não foi uma década perdida, foi sim, uma década recuada em duas ou mais.

Não fosse o agronegócio tão apedrejado e estaríamos com índices agora de comedores de bananas e raízes.

Políticas sociais? Só para dar votos.  Políticas públicas?  Só para dar votos.

Criaram-se programas que mais alimentam a dependência do que solucionam ou minimizam os problemas ...as tais gambiarras sociais!!!  Os investimentos em educação se resumem a construir universidades de baixo padrão para que, um dia, um cidadão assine seu diploma de formação em Letras com o carimbo do próprio polegar!

Ah sim!  Mas podemos nos orgulhar de sediarmos mais uma Copa.  A Copa das Copas segundo disseram. Coisa "barata"  uma pechincha!
Nossa infraestrutura?  Nossa educação?  Nossa saúde?  Nossa segurança?  Nosso futuro?  ...

...- Já vem....!  - Calma que tá chegando...!    -Amanhã tá aí...."   -Podem ficar sossegados que já tá chegando...

...então tá...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIJOLO ECOLÓGICO - PROBLEMAS COM UMIDADE NA CONFECÇÃO

BUCETÓPOLIS

COELHOS NA PISCINA