NOSSA TERRA SE AUTORREGULA...SERÁ?

Embora estejamos em plena primavera, começa o mês de novembro com aquele puta frio de lascar. Principalmente à noite e logo pela manhã. Um vento cortante digno dos meses mais gelados do inverno.
Seria um sintoma maluco do tal aquecimento global? Morreremos todos congelados de tão quente que vai ficar o planeta?

Lembrei-me de um livro que ganhei do meu sobrinho no último aniversário chamado SUPERFREAKONOMICS de Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner. Ambos coletaram várias informações sobre economias estranhas, dando origem ao título da obra.

Em um de seus capítulos, descrevem  como chegaram à conclusão de que parece ser mais fácil atingir uma nova era glacial, do que uma era aquecida. É muito simples.

Segundo pesquisas, os vulcões seriam os responsáveis pelo resfriamento do globo. Durante as erupções eles lançam na troposfera quantidades apreciáveis de" dióxido de enxofre" e este por sua vez, é o responsável pelo resfriamento. Os dois até aventam a possibilidade de lançar nessa troposfera (cerca de 30 mil metros de altura),  esse derivado obtido artificialmente para depois controlá-lo a fim de regular a temperatura terrestre.

Esse frio estranho me lembrou de que recentemente tivemos ondas seguidas de fortes erupções por todos os lados. Na Islândia, aquele vulcão de nome impronunciável além de" inescrevível" até fechou aeroportos quase causando a falência de companhias aéreas.

Aqui na América do Sul, também tivemos os mesmos problemas, porém, em menor grau.

Pesquisando na net, descobri que depois da trágica explosão do Krakatoa em 1883 a temperatura do mundo caiu em até 1 grau.

A explosão do Monte Pinatubo em 1991 baixou a temperatura terrestre em 0.5 grau.

Isso começa a ter algum sentido!!!!

Seria esse um sistema natural do planeta para se auto-regular?  Pode ser, isso de alguma forma causa um certo alívio. Afinal, uma era glacial seria bem melhor do que cozinhar num imenso deserto.

Além do que neve, é bem mais divertida.


                                          Explosão do Monte Pinatubo em 1991 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIJOLO ECOLÓGICO - PROBLEMAS COM UMIDADE NA CONFECÇÃO

BUCETÓPOLIS

COELHOS NA PISCINA