POR QUE A IMPRENSA INCOMODA TANTO????

Já houve um tempo em que o cidadão comum lía o seu jornal matutino durante o café. Terminava a leitura e no máximo fazía um comentário familiar, indo logo em seguida ao trabalho.  Assistia à noite o noticiário, fazía lá seus mesmos comentários, e assim seguíam os dias.

Hoje, a tela do computador e outros apetrechos portáteis, permitem que esse mesmo cidadão preencha seus espaços livres de deslocamento para além de se informar, também "emitir" a sua opinião!

O mundo vai se tornando assim mais dinâmico e participativo. Existem invonveniências sim, mas os questionamentos sobre as tais, devem sempre seguir ao amparo das leis. Isso serve tanto para os que recepcionam as notícias, como para os que envíam comentários.

O governo atual reclama, e reclama muito da imprensa. Mas esquecem de que antes, não havíam tantos mecanísmos de exploração de notícias. Não haviam tantos blogs emitindo e recebendo opiniões em tempo real, e não havia interação tão expressíva entre leitores e leitores, ou leitores e publicadores, e viceversa,

O fato é que uma notícia não pode mais ser abafada, ou então esse tal mecanísmo abafador sofre imensas dificuldades em se manter. O jeito é cada vez mais não só se comportar honestamente, como também MOSTRAR assim como a "mulher de Cesar" ,de que se é realmente honesto.

O mundo passou em poucos anos de milhares, para milhões de reporteres e comentarístas.  Cada qual com seu entendimento, sua opinião, seu sentimento sobre determinada notícia ou circunstância.
Cada qual com seu entendimento próprio sobre qual a questão que determinado assunto aborda.
Nos tornamos maiores, mais fiscalizadores, mais cobradores, e por que não, mais defensores de determinadas atitudes tomadas ditas, em benefício do cidadão.

Os governos terão que conviver com isso. Terão efetivamente de buscar meios de responder à essa demanda por explicações, e de forma plausível, coerênte, aceitável, e acima de tudo, civilizadamente!

Existem sites que vemos publicarem diariamente até segredos confessados por diplomatas no mundo todo. É certo que existem alguns tipos de comentários que não deveríam ser explorados, até por uma questão de irrelevância pela forma como foram expostos. São apenas opiniões pessoais e não àquelas que representam uma decisão ou idéia elaborada oficialmente em conjunto. Só servem mesmo para causar certo tumulto, e voltar os holofotes para assuntos de distração.

Aqui no Brasil, vemos o partído do governo reclamar da imprensa que publica tudo o que faz de errado, e nada do que a oposição faz de errado. Diz que a imprensa é partidária, e até já assumiu esse papel.  Bem...!  Então por que não divulgam eles mesmos os tais "erros" cometidos pela imprensa dita partidária? 
A TV Brasil pode muito bem explorar esse lado. Quem sabe dessa forma podería conquistar mais audiência, e assim justificar os milhões que pagamos pela sua existência!!!!  Milhões que segundo vejo, servem mais para propaganda própria do que qualquer outra coisa.
A resposta sería obviamente - Porque ela não podería noticiar assuntos relatívo à críticas ao próprio governo.
Eles não tem competência para buscar as notícias ruins sobre a oposição, e mesmo assim, não poderíam publicar as noticias ruins sobre "eles mesmos"...!

Difícil né?  Melhor é ficar passando programinhas que não atraem tanto assim, e torrar milhões em "atrações" e propagandas "rosadas" da administração...!  Por outro lado, buscar a velha e boa estratégia de desacreditar e ridicularizar a outra imprensa. Ultimamente já estão até puxando o saco!

Um fato criminoso acontece...!  Seus protagonístas, é lógico, negam!  A imprensa explora, e o resto a "rede" cuida de analisar e distribuir sob todos os pontos de vísta e opiniões...! Então os tais protagonístas reconhecem o crime, e culpam a imprensa por tê-los delatado????  Ao invés de elogiarem os raros bons atos que cometeram? Ainda chamam isso de "golpe'???? 

A oposição tem sim os seus crimes sendo cometidos. Alguns até expostos, outros sendo abafados. Então por que não conseguem descobrí-los?  Incompetência ou cumplicidade?

O fato é que o povo esta cada vez se informando mais e tendo mais opinião, e aos poucos vai destrinchando esse emaranhado complicado de informações e contra-informações. Vai percebendo melhor o jogo sujo que achava ser mais limpo, e irá cobrar cada vez mais tudo isso!!!


... o tempo da "maquiagem" está definitivamente com os dias contados!!!!

Comentários

  1. É o DNA da tirania meu caro RObson. Desde quando tiranos aceitam opiniões contrárias e questionamentos de suas deliberações.
    Pode escrever Robson, quem se coloca contra uma imprensa livre é, no fundo, no fundo, um ditador. Eles, os tiranos, se apegam nos excessos e nos erros da imprensa —que existem,de fato— para justificarem seus ataques.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TIJOLO ECOLÓGICO - PROBLEMAS COM UMIDADE NA CONFECÇÃO

BUCETÓPOLIS

COELHOS NA PISCINA