QUE TAL UM RAIO-X INDEPENDENTE DA PETROBRÁS?

Não sou à favor de CPI"s.  Considero estas apenas mais um custo enorme aos cofres públicos sem que se tenha avanços significativos pelo simples fato de serem apenas instrumentos políticos feita por políticos para investigar quem?  os políticos hora essa.  Me lembro que, certa vez, num programa de TV o apresentador questionou o Antonio Carlos Magalhães Neto sobre qual seria o custo de uma CPI.  O entrevistado desviou o assunto mencionando os benefícios que trará a tal CPI ao país, etc etc etc.  O apresentador insistiu na pergunta de forma até já meio nervosa. O rapaz voltou a insistir na mesma ladainha sobre os tais benefícios e então o apresentador tocou as mãos no ouvido e em seguida pediu os comerciais. Na volta o assunto não foi mais tratado.  Óbvio que o apresentador em questão, recebeu um sinal da direção para não tocar nesse ponto do assunto.

Parece que nunca sabemos quanto custa cada operação dessas que geralmente não leva a nada ou, no máximo à pouca coisa. É muita festa, muito barulho e por fim. Nada de concreto.

Quando Lula quase se jogou sobre a mesa pedindo uma CPI  para foder o seu desafeto de Goiânia, ele babava e virava os olhos arregalado. Tava aí a chance de estourar seu inimigo. Só que a tal CPI do cachoeira acabou obviamente tocando numa empresa chamada DELTA e todos sabem o que aconteceu depois.  A DELTA tinha negócios com o governo de Lula e então o mesmo que babou e espumou pedindo a CPI começou a se movimentar para exterminá-la.  Enfim. Carlinhos Cachoeira deve estar por aí livre leve e solto. Perillo  o desafeto de Lula também, e Lula do mesmo jeito. Todos felizes.  Mas...quanto nos custou todo esse processo?  toda essa movimentação?  todos esses aparelhamentos, mobilizações etc etc etc???

Isso ninguém fala.

No entanto, o que costumo reparar é justamente no motivo e nas ânsias em requererem uma CPI.  Isso, pra mim, já explica tudo. Além do fato de outros tentarem barrá-las o que explica o pavor de uma investigação que possa mostrar o que eles tem escondido.

Infelizmente não temos um sistema ou um órgão livre totalmente para fazer tais investigações. A política consegue penetrar em tudo. Mas uma boa sugestão nessa questão da Petrobrás, é uma devassa na contabilidade feita por alguma empresa de auditoria e acompanhada por outras. Poderia custar bem caro, mas muito menos do que os tais parlamentares que torram nosso dinheiro e nosso tempo em investigações caras, direcionadas e que, com frequência, não costumam dar em nada.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TIJOLO ECOLÓGICO - PROBLEMAS COM UMIDADE NA CONFECÇÃO

BUCETÓPOLIS

COELHOS NA PISCINA